O turismo da bondade
Jovens adeptos do intercâmbio voluntário viajam pelo mundo para
trabalhar em instituições filantrópicas e, segundo eles, buscar o
crescimento pessoal.
No mundo inteiro, o intercâmbio estudantil é uma
maneira tradicional de os jovens viajarem para o exterior para aprender um
segundo idioma e entrar em contato com outras culturas. Agora, uma variante
desse tipo de programa vem se popularizando, inclusive no Brasil – o
intercâmbio voluntário. Ele consiste em viajar para outro país não apenas para
estudar, mas para engajar-se em atividades filantrópicas ou auxiliar entidades
de preservação ambiental. Segundo os estudantes, essa é uma forma de se sentir
útil, ajudar o próximo ou colaborar para a saúde do planeta, obtendo como
recompensa o crescimento pessoal. De quebra, o voluntariado enriquece o
currículo. Nos Estados Unidos e em vários países da Europa, muitas escolas de
ensino médio e faculdades exigem que o aluno, para receber o diploma, tenha
cumprido um mínimo de horas de trabalho voluntário. Exercer esse trabalho em
outro país é mais enriquecedor e divertido. As agências de intercâmbio
brasileiras informam que a procura por programas desse tipo cresceu três vezes
nos últimos dois anos.
Há duas
formas de hospedagem: a primeira delas é ficar na casa de uma família e dividir
o dia entre o estudo e o voluntariado; a segunda é ficar na própria instituição
em que se trabalha. No caso da Alemanha, a maior quantidade de bolsas desse
tipo tem como destino o Brasil. Depois de fazer voluntariado na Dinamarca,
cuidando de crianças órfãs, o alemão Maximilian Georgi, de 21 anos,
decidiu que gostaria de dar continuidade à experiência num local no qual as
pessoas vivessem uma realidade diversa da sua. Escolheu o Brasil e há três
meses trabalha com crianças carentes em Porto Alegre. “É um choque de
realidade”, conta ele. [...]
Uma pesquisa realizada neste ano por algumas
agências mostrou que o Brasil é o segundo destino favorito para fazer
intercâmbio voluntário. O primeiro lugar coube ao Peru, entre outros motivos,
pela peculiaridade de o país manter vivas as tradições indígenas.
[...]
Já a estudante paulista de veterinária Raissa
Seabra Bittencourt, de 18 anos, procurou um programa que a ajudasse na
profissão que escolheu. Em julho passado, ela foi trabalhar em um parque
nacional, na África do Sul, que abriga animais selvagens. Chegou a cuidar de
guepardos e de outros felinos acidentados. “Notei grande diferença na minha
bagagem quando retornei à faculdade", diz Raissa.
(Carolina Romanini, Veja, 02.12.2009)
Reportagem na íntegra:
Após ler a reportagem:
1. Identifique
Título da reportagem
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2. Explique o título do texto.
3. Quais as vantagens, segundo os estudantes, dessa
forma de intercâmbio estudantil?
Questões 4 e 5, assinale a alternativa
correta:
4. De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) o intercâmbio voluntário já é uma prática em
outros países, mas no Brasil, o interesse por esse tipo de intercâmbio não tem
mostrado avanços.
(B) aqueles que optam pelo intercâmbio voluntário
visam, prioritariamente, à inserção mais rápida no mercado de trabalho
internacional.
(C) os países da América Latina são os que mais
recebem voluntários da Europa, que vêm com o intuito de se aprimorar na
profissão que escolheram.
(D) a diversão e o amadurecimento interior,
promovidos pela experiência de intercâmbio, colaboram para a formação pessoal
dos jovens.
(E) uma das formas de hospedagem é o voluntário
passar um curto período em diferentes casas que pertencem a famílias carentes
5. Pela leitura do texto, conclui-se que o objetivo
principal da jornalista é:
(A) passar informações que possam esclarecer os
leitores sobre um fato, em princípio, desconhecido por eles.
(B) construir o texto de forma a expressar as
ideias em nível poético, literário e com aspectos líricos.
(C) reunir argumentos e dados para criticar os
jovens brasileiros que não praticam o intercâmbio voluntário.
(D) usar o texto como meio para expor seus
sentimentos e dúvidas em relação ao tema abordado.
(E) discutir os recursos linguísticos necessários
para a elaboração de um bom texto jornalístico.
Essa prova é compatível para o 5 ano?
ResponderExcluirTem como enviar o gabarito p o e-mail abaixo?
ResponderExcluirronellyfreire@gmail.com